91% das empresas aéreas planejam investir em serviços móveis


De acordo com a Airline IT Trends Survey 2011, pesquisa realizada anualmente pela SITA - empresa líder mundial em soluções de comunicação e TI para a indústria aérea -, 91% das companhias aéreas planejam investir, no próximo ano, em serviços móveis para passageiros e 93% priorizam a tecnologia de virtualização. As perspectivas são positivas: 54% dos entrevistados pretendem aumentar o orçamento de TI e 29% esperam que permaneçam os mesmos. A Airline IT Trends Survey é uma análise independente, que conta com a participação de executivos de TI das 200 principais companhias aéreas do mundo, responsáveis pelo transporte de 57% do tráfego mundial de passageiros.

Em relação a 2010, 50% das companhias aéreas responderam que investiram em TI, 32% não alteraram a verba e 18% reduziram. De maneira geral, o investimento operacional em TI se manteve estável em 1,8%, o que representa o retorno à lucratividade nos últimos 12 meses, após dois anos de recessão.

Paul Coby, presidente do conselho da SITA, diz: "Eu vejo o investimento em TI como o parâmetro de confiança da indústria global de transporte aéreo. O número de passageiros e as receitas são crescentes. Por isso, estamos vendo companhias aéreas focar suas verbas em áreas que realmente fazem a diferença estratégica - como a de TI".

Os departamentos de TI estão oferecendo as principais iniciativas de transformação, utilizando aplicativos avançados para áreas como gestão de receitas e otimizando os fatores de carga. Virtualização e computação em nuvem vão ser cruciais para a eficiência de TI e os gestão de custos. Dentre os entrevistados deste ano, 93% planejam implementar tecnologias de virtualização. Os participantes também relatam sucesso com o impulso do tráfego e das vendas através de seus sites com melhorias correspondentes em vendas auxiliares e up-selling.

Ofertas de serviço móvel aos passageiros pelas companhias aéreas terão seu boom nos próximos três anos. Dentre os entrevistados, 91% planejam investir nessas ferramentas.

A prioridade são os serviços móveis referentes ao check-in, notificações sobre o voo, cartões de embarque eletrônicos e grade de voos. Companhias aéreas prevêem que, até 2014, 15% de todos os passageiros vão utilizar celulares para realizar o check-in.

Dentre os participantes, 85% das companhias aéreas já vendem (33%) ou planejam vender (52%) bilhetes através de telefones celulares até 2014, e a maioria quer estender a funcionalidade móvel para incluir modificações ou upgrades no bilhete e venda de serviços a bordo.

A pesquisa deste ano destaca como a distribuição de voos tornou-se um ambiente multicanal, reunindo quiosques e redes sociais, juntamente com celulares, como importantes canais de vendas emergentes: 70% das companhias aéreas já vendem ou planejam vender bilhetes através de quiosques e redes sociais até 2014. Atualmente, 19% vendem bilhetes através de quiosques, e 16% através de redes sociais.

Hoje, 80% das companhias já têm ou planejam ter alguma presença em redes sociais e usam esse canal. "Promoção de produtos e serviços" tem o maior nível de implementação (41%).

A pesquisa também revela uma forte mudança para a adoção de alternativas de uso de quiosques self-service. Por exemplo, o número de companhias aéreas com quiosques de transferência de voo quadruplicou desde a pesquisa do ano passado; 11% já implementaram e 39% querem fazê-lo até 2014.

Fonte: Olhar Digital - www.olhardigital.uol.com.br
Data da informação: 05/07/2011

Nenhum comentário: